Em busca de diagnósticos para o reconhecimento dos subtipos de orações subordinadas substantivas no ensino de gramática

Autores

  • Esther Madruga Netto Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Na Norma Gramatical Brasileira, as orações subordinadas do período composto contam com três subdivisões: adjetivas, adverbiais e substantivas. Essas orações caracterizam-se por exercerem uma função na oração principal (respectivamente, a função de um adjetivo, advérbio ou a de um substantivo). O ensino das subordinadas faz parte do planejamento curricular e diferenciá-las faz parte do planejamento da BNCC. Neste artigo, relatam-se resultados de um projeto de pesquisa que tem por objetivo dar aos alunos e professores instrumentos diagnósticos para que possam distinguir entre os diversos tipos de orações subordinadas substantivas. No plano metodológico, fez-se uma busca em manuais de análise sintática e gramáticas da língua portuguesa no intuito de colher-se tais instrumentos. Busca-se, com os resultados aqui apresentados, (i) tornar os alunos protagonistas de seus estudos em sintaxe e (ii) munir os professores de instrumentos metodológicos que facilitem o reconhecimento dos subtipos de subordinadas substantivas.

Biografia do Autor

Esther Madruga Netto, Universidade Estadual de Campinas

Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística

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Publicado

2022-09-16