EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES DE ENSINO NÃO FORMAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL
Environmental Education in non-formal educational ambiances: an approach on environmental sanitation
Palavras-chave:
Educação ambiental. Meio ambiente. CTSA. Ensino de Ciências. Saneamento.Resumo
Este estudo de caso tem como objetivo apresentar um relato de experiência, onde houve atuação da pesquisadora como observadora-participante. O trabalho buscou uma abordagem focando sociedade e meio ambiente através de uma atividade de formação em educação ambiental para educadores de um projeto social. O tema abordado foi o saneamento ambiental. Participaram da ação educadores e colaboradores de um Centro da Criança e Adolescente da cidade de São Paulo/SP. A atividade ocorreu no primeiro semestre de 2022. Os participantes assistiram as palestras e após, puderam debater sobre os temas apresentados. Foram observadas as percepções socioambientais e como a vivência e percepção individual de cada um poderia influenciar nas ações do cotidiano no que diz respeito ao saneamento ambiental. Essas rodas de conversas contribuem para estimular o senso crítico, para que os participantes da formação passem a questionar as ações do Poder Público no que diz respeito aos cuidados ambientais em seus bairros, favorecendo a discussão e uma possível participação pública da comunidade nas tomadas de decisão e no fomento de Políticas Públicas que envolvam questões ambientais. Os educadores apontaram a importância de trabalhar questões ambientais amplas que são atreladas ao cotidiano das crianças e adolescentes que utilizam o espaço, aumentando dessa forma, seu conhecimento sobre questões socioambientais.Downloads
Publicado
2024-01-15
Edição
Seção
Relatos de Experiências