DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO TWITTER: ATENÇÃO ONLINE NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO

Science Communication on Twitter: Online attention on communication studies.

Autores

Palavras-chave:

Divulgação científica, Atenção Online, Altmetria, Twitter.

Resumo

Estudo de natureza qualiquantitativa, exploratório realizado através de levantamento altmétrico. Analisa como se caracteriza a atenção online da produção científica de pesquisadores da Ciência da Comunicação da região sul do Brasil, a partir das menções da produção no Twitter. Considera o recorte temporal de 2015 a 2020. Partindo da lista de 437 registros com DOI, foram identificados 67 artigos com score altmétrico na Altmetric.com. Para análise foram selecionados os 10 artigos com maior pontuação segundo a plataforma mencionada. As categorias de público foram definidas através da Altmetric.com, sendo elas: público, pesquisadores e comunicadores da ciência. Através das menções dos artigos no Twitter foi possível observar que o perfil que mais interage com as publicações é o público não acadêmico. Além disso, os compartilhamentos não geram debates científicos relevantes do ponto de vista científico gerando poucos comentários, realizados na maioria das vezes pelos próprios autores e coautores. Destaca-se ainda que essa atenção não mede a qualidade da atenção que pode ser positiva ou não, mas sim a quantidade de menções. Nesse sentido são necessários estudos aprofundados a fim de entender como é essa atenção.  

Biografia do Autor

Francielle Franco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCIN/UFRGS.

Maurício Coelho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCIN/UFRGS.

Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos