Renato Salgado de Melo Oliveira
Instituto Federal Baiano
Allana Santos Nascimento
Instituto Federal Baiano
Ana Beatriz Oliveira Rodrigues
Instituto Federal Baiano
Henzo Lopes Almeida
Instituto Federal Baiano
Marcela Santos Silva
Resumo
O presente texto é resultado de três projetos de Iniciação Científica para o Ensino Médio desenvolvidos no Instituto Federal Baiano, Campus Itaberaba durante o período de atividades remotas em decorrência da pandemia mundial da COVID-19. A proposta envolveu três alunas e um aluno interessados em debater as abordagens midiáticas, sejam elas especializadas em divulgação científica ou não, voltadas para o caso da pandemia. O primeiro projeto, “Ideias para o fim da normalidade: um debate sobre as perspectivas pós-COVID-19”, desenvolvido pela aluna Marcela Santos Silva, buscou identificar as concepções que surgiram ao redor do termo “novo-normal”, desde sua conotação a um passado perdido que precisava ser resgatado, até a possibilidade de uma nova relação do ser humano com a natureza. O segundo projeto, “Da Revolta da Vacina ao negacionismo da COVID-19: estratégias para a divulgação científica”, desenvolvido pela aluna Allana Santos Nascimento, buscou realizar uma análise comparativa entre a Revolta da Vacina (1904) e o movimento negacionista atual, tendo como metodologia os conceitos de “simetria e assimetria” (LATOUR, 2000). Por fim, o terceiro projeto, “O medo como potência política: um estudo comparado entre A peste de Camus e os discursos sobre a vacinação contra a COVID-19 no Brasil”, desenvolvido pela aluna Ana Beatriz Oliveira Rodrigues e pelo aluno Henzo Lopes Almeida, investigou o medo como afeto político capaz de mobilizar a população a tomar decisões e realizar escolhas durante a pandemia, seja por motivos negacionistas ou embasados em dados científicos. O primeiro e terceiro projetos utilizaram como metodologia a literatura comparada, buscando em fontes ficcionais deslocamentos de sentidos que poderiam proporcionar novos entendimentos para a realidade pandêmicas que vivemos.
Biografia do Autor
Allana Santos Nascimento, Instituto Federal Baiano
Aluna do curso técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, bolsista do programa de Iniciação Científica.
Ana Beatriz Oliveira Rodrigues, Instituto Federal Baiano
Aluna do curso técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, bolsista do programa de Iniciação Científica.
Henzo Lopes Almeida, Instituto Federal Baiano
Aluno do curso técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, bolsista do programa de Iniciação Científica.
Marcela Santos Silva
Aluno do curso técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, bolsista do programa de Iniciação Científica.