Com a chegada da pandemia de SARS-CoV-2 no ano de 2020, houve a inviabilização de atuações presenciais em múltiplos setores da sociedade, levando muitos, inclusive aqueles voltados às atividades de extensão universitária, a aderirem o ambiente virtual e as redes sociais. Este artigo, então, propõe discorrer acerca das experiências de reestruturação das dinâmicas lúdico-educativas e de divulgação científica do Projeto D.I.A.N. (Debates e Investigações sobre Animais e Natureza), o qual visa incitar, em múltiplos espaços, reflexões éticas e morais acerca da complexa relação entre seres humanos e natureza. O estudo aqui apresentado revelou que as ações do projeto no ambiente virtual ainda precisam de aperfeiçoamento, tanto por conta dos desafios encontrados no modelo remoto, quanto pela dificuldade da divulgação científica alcançar outros nichos. Todavia, também foram observados benefícios para a equipe decorrentes do maior uso das ferramentas virtuais, incluindo o aprofundamento dos integrantes entorno das literaturas, e o fortalecimento interno dos debates teóricos.
Biografia do Autor
Alisson Felipe Moraes Neves, Universidade de São Paulo
Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo.
Bárbara Letícia Ribeiro, Universidade de São Paulo
Licencianda em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo
Kelly Su, Universidade de São Paulo
Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo.
Mariah Peixoto, Universidade de São Paulo
Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo.
Luís Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo
Professor livre-docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.