COMMUNICATION OF QUANTUM MECHANICS: CHALLENGES IN THE VIEW OF RESEARCHERS AT INFIS/UFU

Science communication on quantum mechanics: challenges acording to INFIS/UFU researchers.

Authors

Keywords:

Divulgação científica. Extensão. Pesquisadores. Mecânica Quântica. Física.

Abstract

In this work, we aim to reflect on the difficulties faced by Physics researchers at the Institute of Physics (INFIS), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), in communicating Quantum Mechanics in order to encourage conceptual and attitudinal changes regarding scientists' involvement in communicating with the public. To do this, we draw on knowledge about the role of researchers in science communication/extension and the relationship between physicists and advocates of quantum mysticism. We conducted a semi-structured interview, focusing our discussions on the challenges that researchers face in science communication and/or extension and the difficulties that arise in this process from their perspectives. We invited postgraduate students in Physics (master's and doctorate) and professors at INFIS/UFU to participate in the study. To organize the data, we listened to each recording and transcript, identifying passages in which participants mentioned aspects related to the items of interest. Researchers highlighted various aspects, including the lack of institutional support, the negative attitudes of some colleagues towards science communication activities, which they deem useless and unnecessary, and the difficulty of communicating some topics in Quantum Mechanics as they are not attractive enough to interest people outside the field of Physics. Some researchers also questioned the value of discussing the fundamentals of Quantum Mechanics with the public. We believe it is necessary to work with researchers to clarify the potential of science communication when professionals in this field and Physics research work in partnership. This will also help to expand the vision on the possibilities of communicating with the public. Therefore, we suggest the need for institutional support and recognition of science communication activities as a valuable contribution to society. We hope our work contributes to the development of a culture of communication and engagement between researchers and the public.

Author Biographies

Matheus Barros, Universidade Federal de Uberlândia/Museu Dica

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Física - Licenciatura pela UFU (2019). Atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), em 2014, de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A/CNPq), em 2015 e 2016 e bolsista de extensão (via PROEXC/UFU) em 2017. Fiz parte da equipe do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), entre 2014 e 2018 como monitor em atividades para divulgação e popularização da ciência realizadas em Uberlândia e região. Atuei como professor da Educação Básica no estado de Minas Gerais em 2020 e início de 2021, e na UFU, como terceirizado, na Diretoria de Adminsitração de Materiais, especificamente na área de bens permanentes. Atualmente componho o setor educativo do Museu Dica e apoio em diversas ações administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

Maycon Pereira Félix, Universidade Federal de Uberlândia/Museu Dica

Graduando em Física-Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia atuou no Museu Diversão com Ciência e Arte - DICA de 2019 à 2022 como monitor, tem experiências em atividades de divulgação científica e extensão tanto no contexto virtual como no presencial, e em atividades de pesquisa e curadoria com temas de Física Moderna e Contemporânea.

Silvia Martins, Museu Dica/Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1997), doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); possui pós-doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2001-2002) e pós-doutorado em Science Communication pela University of West England (2018-2019). É Professora Associada do Instituto de Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 2002, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Física/Ciências, Espaços Não Formais, Educação em Museus e Divulgação Científica, com ênfase em formação continuada de professores de física/ciências, formação de profissionais de museus, curadoria de exposições de ciências, ações educativas em museus e exposições com conteúdos de ciências, comunicação em museus de ciências. É professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, no curso de mestrado profissional. Coordenou e coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão sem ou com financiamento de órgãos, como: Fapemig, CNPq e Capes. É fundadora, atual coordenadora e Presidente do Conselho Curador do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica). É membro do Sistema de Museus da UFU. Coordena do Grupo de Pesquisa e Extensão em Divulgação e Educação Científica, do Museu Dica. Coorderna a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia (SNCT - Uberlândia), desde 2009, onde desenvolve atividades em parceria com a Prefeitura Municipal e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. É organizadora da Revista Tecnologia e Transformação Social e do evento Brincando e Aprendendo, principais produções do Museu Dica na SNCT Uberlândia.

Published

2024-01-15