INTERVENÇÃO AFROFUTURISTA: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSINHO POPULAR NA CIDADE DE ITAQUAQUECETUBA
Keywords:
Afrofuturismo, Cursinho Popular, Structural Racism, Eurocentrismo.Abstract
A presente pesquisa visa relatar uma experiência educacional em que se utilizou o movimento de ficção científica Afrofuturismo como um instrumento de reflexão crítica sobre as preconcepções impostas pela estrutura social racista e eurocêntrica (ALMEIDA, 2019; SOUZA; PAIM, 2019), bem como seus reflexos na presença de negros e negras nos âmbitos científicos, acadêmicos e tecnológicos. Com tal prerrogativa, o escopo das intervenções utilizou a temática sob a ótica do escritor brasileiro Fábio Kabral (2018, 2019). Assim, foram realizadas duas intervenções na Associação “Vestibulandos da Cidadania”, um cursinho popular pré-vestibular na cidade de Itaquaquecetuba. Aplicando a metodologia de roda de conversa (MELO; CRUZ, 2014), que emprega o diálogo e as interações como meios para incitar o debate e o pensamento crítico, aproximando os jovens das questões sociais a partir de artefatos culturais e midiáticos (PIASSI et al, 2018). Sendo mais presente, nesse caso, a ficção científica, pois possibilita uma melhor absorção de conceitos (PIASSI, 2015). Considerou-se interessante promover intervenções no contexto do cursinho popular por conta de seu caráter crítico, uma vez que trabalha a problemática das desigualdades no acesso ao ensino superior (PEREIRA; RAIZER; MEIRELLES, 2010). Ao final da pesquisa, os estudantes se demonstraram interessados na proposta e interagiram com questionamentos e dúvidas, debatendo sobre as problemáticas trazidas pelos impactos do eurocentrismo e do racismo estrutural.Downloads
Published
2021-10-29
Issue
Section
Artigos