DIVULGAÇÃO DA MECÂNICA QUÂNTICA: DIFICULDADES NA VISÃO DOS PESQUISADORES DO INFIS/UFU

Science communication on quantum mechanics: challenges acording to INFIS/UFU researchers.

Autores

Palavras-chave:

Divulgação científica. Extensão. Pesquisadores. Mecânica Quântica. Física.

Resumo

Neste trabalho buscamos refletir sobre dificuldades para divulgar Mecânica Quântica (MQ) elencadas pelos pesquisadores em Física, do Instituto de Física (INFIS), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a fim de colaborar com o incentivo de mudanças conceituais e atitudinais acerca do envolvimento dos cientistas nos processos de comunicação com o público. Neste contexto, utilizamos de conhecimentos sobre o papel dos pesquisadores junto à Divulgação Científica/Extensão, e a relação dos pesquisadores da Física com os propagadores de conteúdos relacionados ao misticismo quântico. Nesse sentido, foi realizada uma entrevista semiestrutura, onde, neste trabalho focalizamos nossas discussões na questão que confronta a relação dos pesquisadores com as ações de Divulgação Científica e/ou Extensão e quais as dificuldades que perpassam neste processo em suas perspectivas. Foi realizado o envio do convite para discentes do Pós-graduação em Física (mestrado e doutorado) e para professores do INFIS/UFU. Para a organização dos dados foi realizada a audição de cada gravação e transcrições à medida que foram identificados os trechos em que os participantes mencionaram aspectos relacionados aos itens de interesse. Sendo assim, os pesquisadores destacaram aspectos como: a falta de apoio institucional; a postura dos colegas de desmerecerem ações de Divulgação Científica, as julgarem inúteis e que esse tipo de atividade não deva ocorrer; a dificuldade de fazer Divulgação Científica de alguns assuntos de MQ, uma vez que não são chamativos o suficiente para atrair o interesse das pessoas fora dos cursos de Física, e que não se vê sentido em falar de fundamentos de MQ com as pessoas. Acreditamos que é necessário trabalhar junto aos pesquisadores, a fim de clarear as potencialidades da Divulgação Científica quando em parceria entre profissionais dessa área e da pesquisa em Física, assim como na ampliação da visão sobre as possibilidades de comunicação com o público.

Biografia do Autor

Matheus Barros, Universidade Federal de Uberlândia/Museu Dica

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Física - Licenciatura pela UFU (2019). Atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), em 2014, de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A/CNPq), em 2015 e 2016 e bolsista de extensão (via PROEXC/UFU) em 2017. Fiz parte da equipe do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), entre 2014 e 2018 como monitor em atividades para divulgação e popularização da ciência realizadas em Uberlândia e região. Atuei como professor da Educação Básica no estado de Minas Gerais em 2020 e início de 2021, e na UFU, como terceirizado, na Diretoria de Adminsitração de Materiais, especificamente na área de bens permanentes. Atualmente componho o setor educativo do Museu Dica e apoio em diversas ações administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

Maycon Pereira Félix, Universidade Federal de Uberlândia/Museu Dica

Graduando em Física-Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia atuou no Museu Diversão com Ciência e Arte - DICA de 2019 à 2022 como monitor, tem experiências em atividades de divulgação científica e extensão tanto no contexto virtual como no presencial, e em atividades de pesquisa e curadoria com temas de Física Moderna e Contemporânea.

Silvia Martins, Museu Dica/Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1997), doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); possui pós-doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2001-2002) e pós-doutorado em Science Communication pela University of West England (2018-2019). É Professora Associada do Instituto de Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 2002, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Física/Ciências, Espaços Não Formais, Educação em Museus e Divulgação Científica, com ênfase em formação continuada de professores de física/ciências, formação de profissionais de museus, curadoria de exposições de ciências, ações educativas em museus e exposições com conteúdos de ciências, comunicação em museus de ciências. É professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, no curso de mestrado profissional. Coordenou e coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão sem ou com financiamento de órgãos, como: Fapemig, CNPq e Capes. É fundadora, atual coordenadora e Presidente do Conselho Curador do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica). É membro do Sistema de Museus da UFU. Coordena do Grupo de Pesquisa e Extensão em Divulgação e Educação Científica, do Museu Dica. Coorderna a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia (SNCT - Uberlândia), desde 2009, onde desenvolve atividades em parceria com a Prefeitura Municipal e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. É organizadora da Revista Tecnologia e Transformação Social e do evento Brincando e Aprendendo, principais produções do Museu Dica na SNCT Uberlândia.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos