Avaliação em língua inglesa em contexto empresarial

Autores/as

  • Eliana Kobayashi Unicamp

Resumen

Embora a língua inglesa seja exigida em processos seletivos de emprego, pouco se sabe como a avaliação ocorre dentro das empresas. Este estudo visou à investigação do processo avaliativo em língua inglesa em uma empresa na Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com o diretor responsável pela avaliação em língua inglesa dos candidatos a empregos; questionários realizados junto aos funcionários e análise dos testes de inglês utilizados. Os resultados mostram que o processo avaliativo ocorre na seleção de profissionais e no acompanhamento do desempenho dos funcionários que participam de um curso de inglês subsidiado pela empresa. Entretanto, foram identificados descompassos entre a concepção de linguagem inferida pela entrevista com o diretor e aquela operacionalizada nos testes utilizados e, entre a escola que ministra o curso de inglês e a empresa. Defendemos a avaliação de desempenho como a forma mais adequada de analisar a capacidade de uso da língua nesse contexto, pois o participante é avaliado pelo seu desempenho em atividades que simulam ou representam uma amostra do critério, que seria o desempenho alvo esperado. Nesse caso, portanto, trata-se de uma avaliação em inglês com propósitos específicos, mais especificamente, inglês para negócios.

Biografía del autor/a

Eliana Kobayashi, Unicamp

mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2010), possui graduação em Comunicação Social pela UNESP (1992), graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2005) e especialização em Administração de Marketing pela Universidade de Marília. Atuou na área de comunicação em empresas no Brasil e exterior. Atualmente é professora de inglês para negócios e inglês geral, e examinadora oral da Universidade de Cambridge ESOL Exams nos níveis: PET, KET, FCE, CAE e CPE. Desenvolve pesquisas na área de Lingüística Aplicada relacionadas aos seguintes temas: avaliação, inglês para negócios, vocabulário.

Publicado

2012-03-27

Número

Sección

Artigos