Avaliação em língua inglesa em contexto empresarial

Authors

  • Eliana Kobayashi Unicamp

Abstract

Embora a língua inglesa seja exigida em processos seletivos de emprego, pouco se sabe como a avaliação ocorre dentro das empresas. Este estudo visou à investigação do processo avaliativo em língua inglesa em uma empresa na Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com o diretor responsável pela avaliação em língua inglesa dos candidatos a empregos; questionários realizados junto aos funcionários e análise dos testes de inglês utilizados. Os resultados mostram que o processo avaliativo ocorre na seleção de profissionais e no acompanhamento do desempenho dos funcionários que participam de um curso de inglês subsidiado pela empresa. Entretanto, foram identificados descompassos entre a concepção de linguagem inferida pela entrevista com o diretor e aquela operacionalizada nos testes utilizados e, entre a escola que ministra o curso de inglês e a empresa. Defendemos a avaliação de desempenho como a forma mais adequada de analisar a capacidade de uso da língua nesse contexto, pois o participante é avaliado pelo seu desempenho em atividades que simulam ou representam uma amostra do critério, que seria o desempenho alvo esperado. Nesse caso, portanto, trata-se de uma avaliação em inglês com propósitos específicos, mais especificamente, inglês para negócios.

Author Biography

Eliana Kobayashi, Unicamp

mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2010), possui graduação em Comunicação Social pela UNESP (1992), graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2005) e especialização em Administração de Marketing pela Universidade de Marília. Atuou na área de comunicação em empresas no Brasil e exterior. Atualmente é professora de inglês para negócios e inglês geral, e examinadora oral da Universidade de Cambridge ESOL Exams nos níveis: PET, KET, FCE, CAE e CPE. Desenvolve pesquisas na área de Lingüística Aplicada relacionadas aos seguintes temas: avaliação, inglês para negócios, vocabulário.

Published

2012-03-27

Issue

Section

Artigos