SANTIAGO NAZARIAN: ESCRITA E PERFORMANCES

Autores

  • Carlos Henrique Vieira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo pretende discutir o uso da performance autoral como uma das estratégias adotadas pelo escritor Santiago Nazarian para a sua inserção e consolidação no campo literário contemporâneo. Observa-se aqui o período em que foram publicados seus primeiros romances: Olívio (2003), A morte sem nome (2004) e Feriado de mim mesmo (2005). A análise é centrada nessas narrativas, pois elas representam o momento inaugural da carreira do escritor, assim como são nessas obras que a personagem-escritor, Thomas Schimidt, aparece efetivamente. Tal personagem, após a publicação dos romances, acabou sendo considerada uma espécie de alter ego do autor e foi confundida com a figura autoral que ele criou para si. Essa confusão entre a personagem-escritor e o seu autor foi, segundo a ideia defendida nesse trabalho, resultado do jogo performático do qual Nazarian se valeu para a construção de sua figura autoral. Destacando-se entre os elementos utilizados por ele a exploração das semelhanças com a personagem-escritor, a sua forte atuação midiática e a divulgação de peculiares fotografias inseridas em seus livros, assim como de uma biografia bastante incomum para um escritor.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Teoria e História Literária no IEL - Unicamp.

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Publicado

2019-10-07