FORMANDO O PROFESSOR PARA USAR O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Márcia Andréa Almeida Oliveira Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Neste trabalho, com base nas propostas teóricas de Bakhtin (1993, 1997, 1999) e de Vygotsky (1984, 2003), na didática de línguas (TARDIF, 2002; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e nos trabalhos sobre livro didático, procuramos destacar as principais questões em torno desse instrumento semiótico, enfatizando-o como um enunciado num gênero discursivo (BUZEN; ROJO, 2005). Nele, fazemos também uma reflexão sobre a importância de se promover discussões, junto aos professores, a respeito dos princípios organizadores do livro didático e dos elementos que o constituem. Além disso, com base nas reflexões sobre apropriação tecnológica, defendemos a ideia de que para se falar em apropriação é necessário que haja não apenas o uso do livro pelo professor, mas também a assimilação, a compreensão e a transformação dessa ferramenta.

Biografía del autor/a

Márcia Andréa Almeida Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006), graduação em Letras (Licenciatura em Língua Inglesa) pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (2006), mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2007) e é doutoranda em Linguistica Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Lingüística e Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, gênero discursivo, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e formação de professor.

Publicado

2010-05-06