MATERIAL DIDÁTICO, TECNOLOGIA E PROFESSOR: A AUTORIA E AS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS NA SALA DE LE

Autores/as

  • Marla Soares dos SANTOS IEL/Unicamp

Palabras clave:

Lí­ngua Estrangeira, Análise do Discurso

Resumen

RESUMO: O trabalho que apresentamos aqui é fruto de algumas reflexões iniciadas no âmbito de duas disciplinas cursadas no IEL/Unicamp e que podemos classificar como convergentes. As disciplinas foram: Ensino de Língua Estrangeira e Estudos Monográficos, ambas ministradas pela Professora Doutora Carmen Zink Bolognini do DLA/IEL. Afirmamos que os cursos convergiram por terem enfocado o ensino de Língua Estrangeira (LE), tendo como alvo a Língua Inglesa (LI), que, por motivos diversos (os quais não abordaremos nesse momento), apresenta-se hoje como a LE mais acessível aos estudantes brasileiros. Tais reflexões deram origem ao Projeto de Mestrado que ora desenvolvemos no Programa de Pós Graduação do DLA/IEL. ABSTRACT: This article brings some aspects studied during our Graduation Course involving Second Language (English in particular) Learning and Teaching. These aspects have originated our research which is now being developed at DLA/IEL. Our intention is to show how Private English Schools in Brazil have been giving different meanings to technology and Text Book use in class in order to place them in the highest position in ELT and, simultaneously, ignore the teacher as a valid source of knowledge. This new hierarch denies to teachers and students the right of meaning and act as authors of their own language teaching and learning process.

Publicado

2008-11-05