A RECEPÇÃO MALDITA DE "GASPARD DE LA NUIT" DE ALOYSIUS BERTRAND NOS SÉCULOS XIX E XX

Autores/as

  • Lenon Rogério MELO FRANCO IEL/Unicamp

Palabras clave:

História e Historiografia Literária, Literatura Francesa

Resumen

RESUMO: O trabalho examina alguns dos diversos registros de recepção da coleção de poemas em prosa intitulada Gaspard de la Nuit, fantaisies à la manière de Rembrandt et de Callot, composta pelo romântico Aloysius Bertrand entre 1827 e 1836 e publicada apenas em 1842. A análise se fundamenta na estética da recepção, e em meio aos comentadores incluídos no estudo figuram Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé e André Breton. Após apresentar os aspectos do texto privilegiados por cada recepção, o artigo procura repensar o acolhimento atípico (subjacente, tardio, mas influente) do poeta de Dijon. Seu objetivo secundário é refletir sobre a forma como os críticos (1) contribuíram para a imputação do estigma de maldito ao autor e (2) se apropriaram da obra a fim de legitimar seus próprios projetos literários. Visto que o poeta se hospeda na raiz da renovação literária francesa e é uma importante influência em diversos movimentos literários, como o romantismo, o simbolismo e o surrealismo, direcionar a atenção à forma como se deu a recepção das fantasias de Bertrand pode esclarecer pequenas fontes subterrâneas – não apenas dos poètes maudits, particularmente, mas também de parte da poesia francesa dos séculos XIX e XX em geral. De resto, parece prudente sermos sensíveis à denúncia de Victor Hugo acerca dos subsolos da cultura, no seu célebre prefácio de Cromwell: “nunca visitamos o subsolo de um edifício cujas salas nós percorremos”. RÉSUMÉ: Analyse d'un ouvrage du dix-neuvième siècle (Gaspard de la Nuit) d'Aloysius Bertrand, à partir de l'esthétique de la réception. Cette analyse vise à l'observation de son influence tardive, importante, voire souterraine, selon des registres par Baudelaire, Mallarmé et Breton, parmi d'autres. L'article developpe une exposition des manières dont les critiques (1) ont contribué à imputer le concept de poète maudit à l’auteur et (2) se sont appropriés son ouvrage afin de légitimer leurs propres productions, tout en relevant les aspects les plus conformés à leurs projets littéraires.

Publicado

2008-11-05