AS FACES DO MEDO NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR
Palabras clave:
Literatura Brasileira, Medo, Clarice LispectorResumen
RESUMO: A presente pesquisa busca explorar um aspecto ainda pouco trabalhado da obra da escritora Clarice Lispector: o medo. Indícios do interesse de Lispector por esta temática podem ser observados em suas crônicas, traduções e até mesmo pinturas – produções que revelam inúmeros traços auto-biográficos da escritora e suas impressões a respeito do mundo. Também em grande parte de seus romances e contos podemos encontrar alusões ao medo, fato que afirma a importância que este sentimento assume em sua obra. Por conta destas evidências, acreditamos ser interessante, para uma maior compreensão da produção literária de Lispector, investigar o quanto o medo se encontra presente em seus textos, observando como esse sentimento se manifesta e quais as conseqüências que produz na caracterização e na ação das personagens. Alguns elementos da escrita da autora serão também discutidos a fim de apontar se o uso que Lispector faz da linguagem é guiado por traços do medo. Tendo em vista estes objetivos, analisaremos quinze contos selecionados na obra da escritora, que contemplam, cronologicamente, toda a sua trajetória de contista. Esperamos traçar, através dessa análise, um panorama do medo nos contos de Clarice Lispector, trabalhando com a hermenêutica deste sentimento e tendo como pano de fundo a literatura do medo que se constrói a partir do século XVIII – sustentada por nomes como Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. O conceito de Unheimlich de Freud e a relação que o filósofo Kierkegaard estabelece entre medo, liberdade e inocência representam algumas das bases teóricas a serem exploradas neste trabalho. Acreditamos que esta investigação será de grande relevância para compreendermos um pouco mais da complexa e instigante obra de Clarice Lispector. ABSTRACT: This research intends to explore the theme of fear in the work of Clarice Lispector. Traces of the author’s interest about this theme can be observed in her chronicles, translations, short stories and novels, although it has been barely discussed. Based on these evidences, we aim to investigate fear in Lispector’s work, questioning how it appears and its consequences for the characters. For this purpose, we will analize fifteen of the author’s short stories. The theoretical basis will comprise concepts such as Freud’s Unheimlich and Kierkegaard’s correlation between fear and freedom, besides the ‘literature of fear’ developed since the XVIII century.Descargas
Publicado
2008-11-05
Número
Sección
Artigos