POVOS DO BRASIL: QUEM SÃO ELES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA?
Palabras clave:
Língua Estrangeira, Análise do DiscursoResumen
RESUMO: Este trabalho focaliza o processo de ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira (PLE) em contexto brasileiro. Para tanto, será feita análise de livros didáticos utilizados em cursos de ensino de português para falantes de outras línguas. Nossa atuação enquanto professora da área nos possibilitou perceber a carência de formação específica dos profissionais envolvidos no processo e, também, de informações sobre os materiais didáticos disponíveis. Os livros didáticos, em especial, quando se tornam objetos de pesquisa, são analisados e avaliados quanto aos seus aspectos metodológicos e pouco ou nada se diz acerca de seu caráter discursivo. Entendemos por discursivo o modo como os efeitos de sentido são produzidos entre locutores (Orlandi, 1999). Desse modo, pressupondo que a constituição do aprendiz a respeito do Brasil e do brasileiro se dá também através do livro didático, se faz necessário observar os efeitos de sentido produzidos acerca do Brasil e de todos aqueles que fazem parte de sua constituição enquanto país. Para tanto, consideramos a relação entre a formação imaginária (Pêcheux, 1975) do aprendiz e os discursos veiculados pelos livros didáticos, indo para além de uma análise da abordagem e focalizando os (pré)conceitos e as imagens (des)construídas nessa relação. A relevância de reflexões e pesquisas nesta área e, especificamente, sobre os livros didáticos, advém da evidenciada necessidade de apreender esses materiais em sua complexidade e disponibilizar caminhos para a elaboração de novos livros didáticos que assegurem a melhoria e a qualidade do ensino de português para estrangeiros. ABSTRACT: This project focuses the process of teaching-learning Portuguese as a foreign language, aiming to shed some light on the way both Brazil and Brazilian speakers are being constituted through some books used in courses all over the country. This study is the result of our performance as a teacher in this context that provided us the perception of the lack of specific formation on the part of the involved professionals and of information about the available books. This research will be able to assist the teachers in the choice of the didactic books offering discursive information about the analyzed material.Descargas
Publicado
2008-11-05
Número
Sección
Artigos