SÍNDROME DO X-FRÁGIL: ESTUDO NEUROLINGUÍSTICO
Abstract
Esta pesquisa tem como proposta o estudo da linguagem na Síndrome do X-Frágil (SXF) a partir dos fundamentos teóricos da Neurolinguística Discursiva, comparando-os com o que a literatura neurológica apresenta. Dois portadores da SXF, PM (10 anos) e AS (14 anos), que fazem parte do Centro de Convivência de Linguagens (IEL/UNICAMP), são acompanhados em sessões semanais individuais (1h) e em grupo (1h30min). Espera-se identificar as dificuldades linguísticas apresentadas pelos portadores da SXF e compreender como e em que condições ocorre o processo de aquisição e uso da fala/escrita/leitura desses sujeitos, bem como interferir nesse processo de forma que o diagnóstico da patologia não se torne um obstáculo no processo de escolarização. Discute-se o quanto as dificuldades de PM ou de AS são da ordem do patológico e o quanto fazem parte do processo normal de aquisição e uso da fala/escrita/leitura ou de sua exposição à leitura/escrita durante suas vidas.Downloads
Published
2010-05-06
Issue
Section
Artigos