CO-CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA INTERAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E EMBATE NA CONSTRUÇÃO DA FILIAÇÃO TEÓRICA
Abstract
O trabalho apresenta uma discussão sobre a construção de identidades profissionais de professores em um embate argumentativo na interação com o formador em um curso de formação continuada. Tais discussões decorrem da pesquisa de mestrado “Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada”, de caráter qualitativo-interpretativista, a qual assume que o processo de formação profissional é identitário (KLEIMAN, 2005; MERTZ, 1992) e pretende entender como vão se co-construindo as identificações de professores com práticas, conceitos, teorias na relação e no embate entre os co-enunciadores – formadores e professores. Este trabalho enfoca um dado de interação entre professores alfabetizadores e formador, marcada pelo conflito e pelo embate argumentativo. A partir dos condicionantes institucionais da interação em sala de aula, analisa-se como os participantes negociam sentidos, como argumentam para defender posições e teorias e como, nesse processo, constroem identidades profissionais. Palavras-chaves: construção identitária, formação do professor, interação, argumentação.Downloads
Published
2010-05-06
Issue
Section
Artigos