OS “PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM” NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO:
Abstract
RESUMO: O objetivo deste artigo é problematizar a naturalização do discurso psicológico sobre os “problemas de aprendizagem” no campo pedagógico, determinante no imaginário de professores das classes de alfabetização. Fundamentada na psicanálise e na perspectiva discursiva, esta pesquisa procura investigar como as representações desses professores sobre o tema, manifestas na materialidade lingüística, podem incidir na relação entre professores e alunos e em seus modos de subjetivação. De acordo com nossos pressupostos teóricos, acreditamos que o rótulo “problemas de aprendizagem” é colado naquele aluno que se diferencia dos demais, desconsiderando o que há de subjetivo e silenciando as singularidades que povoam uma sala de aula.Palavras-chave: Subjetividade; Discurso; Relação professor-aluno.ABSTRACT: The aim of this paper is to discuss the naturalization of psychological discourse on "learning problems" in the educational field, which determines teachers of literacy classes’ imaginary. Grounded in psychoanalysis and in a discursive perspective, this research investigates how representations, manifested in the materiality of language, can affect the relationship between teachers and students and their modes of subjectivity. According to our theoretical assumptions, we believe that the label "learning difficulties" is pasted at the student who is different from the others, disregarding what is subjective, silencing the singularities that populate a classroom.Keywords: Subjectivity; Discourse, Teacher-student relationship.Downloads
Published
2010-05-06
Issue
Section
Artigos