RAP NA ESCOLA: POSSÍVEL REVELAÇÃO DE VOZES E IDENTIDADES
Keywords:
Língua Materna, Multiculturalismo, Plurilingüismo e Educação bilíngüeAbstract
RESUMO: Neste trabalho, apoiada na certeza de que as identidades adquirem sentido por meio da linguagem e dos sistemas simbólicos pelos quais são representadas, pretendo discutir as possibilidades de o discurso do rap nacional servir de subsídio à disciplina de Filosofia no Ensino Médio da rede pública paulista. A necessária revelação de uma identidade se dá, no discurso do rap, acima de tudo, por uma nova posição discursiva – a do herói – atribuída ao brasileiro comum que, embora pertença a uma maioria, muitas vezes empobrecida e afro-descendente, é tratado como parte de uma minoria. Grande parte da produção poética do rap, ao se referir aos párias, aos marginalizados, às “vozes excluídas”, diríamos, faz alusão ao homem comum e ao seu enfrentamento de um destino adverso, aqui nos moldes da tragédia aristotélica. Se, na Poética, o filósofo explicita que a adversidade pode vir representada por qualquer poder de instância maior ao qual o herói está subjugado – seja pelos deuses, pela lei, pelo destino, pela sociedade –, tem-se por pressuposto que, se o herói existe enquanto criação poética, dramática, o é por representar algo de verdadeiramente humano, algo comum a todos os homens. Estamos, pois, no nível da representação. Obviamente, a inclusão do rap – e também de outros gêneros e subgêneros que privilegiem vozes excluídas – poderia se dar em várias disciplinas, dentre as quais destacamos Português, História e Geografia, além da Filosofia. Esta última, porém, por ter sua obrigatoriedade recentemente definida, cuja homologação se deu em agosto de 2006, não conta ainda com um currículo devidamente predeterminado, ao qual os professores possam recorrer. Daí a necessidade de se pensar em uma política educacional e cultural que inclua o rap e outras manifestações artísticas que tematizem, ao menos poeticamente, a questão da identidade, nos currículos disciplinares do Ensino Médio. ABSTRACT: This paper presents the Brazilian rap discourse as a possibility of methodological subsidy to the discipline of Portuguese Language and Brazilian Literature at public schools in São Paulo State, Brazil. The rap discourse is able to reveal the voice and the identity of peoples treated like minority, although they are majority among the young urban population of Brazil. The young students of public schools can find some extra motivation in Language and Literature classes when their identity is considerate in classroom.Downloads
Published
2008-11-05
Issue
Section
Artigos