SÍNDROME DO X-FRÁGIL: ESTUDO NEUROLINGUÍSTICO

Autores

  • Michelli Alessandra Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta o estudo da linguagem na Síndrome do X-Frágil (SXF) a partir dos fundamentos teóricos da Neurolinguística Discursiva, comparando-os com o que a literatura neurológica apresenta. Dois portadores da SXF, PM (10 anos) e AS (14 anos), que fazem parte do Centro de Convivência de Linguagens (IEL/UNICAMP), são acompanhados em sessões semanais individuais (1h) e em grupo (1h30min). Espera-se identificar as dificuldades linguísticas apresentadas pelos portadores da SXF e compreender como e em que condições ocorre o processo de aquisição e uso da fala/escrita/leitura desses sujeitos, bem como interferir nesse processo de forma que o diagnóstico da patologia não se torne um obstáculo no processo de escolarização. Discute-se o quanto as dificuldades de PM ou de AS são da ordem do patológico e o quanto fazem parte do processo normal de aquisição e uso da fala/escrita/leitura ou de sua exposição à leitura/escrita durante suas vidas.

Biografia do Autor

Michelli Alessandra Silva, Universidade Estadual de Campinas

Linguista, Doutoranda em Neurolinguística Discursiva, no Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, orientada pela Profª Drª Maria Irma Hadler Coudry.

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Publicado

2010-05-06