FORMANDO O PROFESSOR PARA USAR O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Neste trabalho, com base nas propostas teóricas de Bakhtin (1993, 1997, 1999) e de Vygotsky (1984, 2003), na didática de línguas (TARDIF, 2002; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e nos trabalhos sobre livro didático, procuramos destacar as principais questões em torno desse instrumento semiótico, enfatizando-o como um enunciado num gênero discursivo (BUZEN; ROJO, 2005). Nele, fazemos também uma reflexão sobre a importância de se promover discussões, junto aos professores, a respeito dos princípios organizadores do livro didático e dos elementos que o constituem. Além disso, com base nas reflexões sobre apropriação tecnológica, defendemos a ideia de que para se falar em apropriação é necessário que haja não apenas o uso do livro pelo professor, mas também a assimilação, a compreensão e a transformação dessa ferramenta.Downloads
Publicado
2010-05-06
Edição
Seção
Artigos