O Projeto Minimus: Latim e Grego no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Fernando Gorab Leme Universidade de São Paulo
  • Paula da Cunha Correa Universidade de São Paulo
  • Silvia M Galvão Anderson Universidade de São Paulo
  • Leonardo T Oliveira Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Minimus. Latim.Grego. Lingua Clássica

Resumen

O presente artigo apresenta a idealização, os objetivos e a implementação do Projeto Minimus: Latim e Grego no Ensino Fundamental, na EMEF Desembargador Amorim Lima, desde 2012, o início das aulas em 2013 e a sua continuidade. A primeira parte faz um breve histórico do projeto como um todo, depois, explica-se o modelo de ensino da escola Amorim Lima e, por fim, são analisados os materiais didáticos utilizados para o ensino de latim e grego para crianças do 4º e 6º ano. Além disso, para uma visão mais global do projeto, são acrescentados diversos depoimentos de monitores que trabalharam em diferentes etapas do projeto. 

Biografía del autor/a

Fernando Gorab Leme, Universidade de São Paulo

Graduado em Letras (Português/Latim) pela Universidade de São Paulo, o aluno ministra aulas de latim para o quarto ano do ensino fundamental da escola Desembargador Amorim Lima, participando do projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental, coordenado pela professora doutora Paula da Cunha Corrêa e foca-se nos estudos de poética pós-clássica. Traduziu e anotou, sob a orientação de João Angelo de Oliva Neto, oito poemas de Prudêncio no projeto de Iniciação Científica "Os prólogos de Prudêncio: tradução, introdução e notas", com auxílio financeiro da FAPESP. Antes disso, concentrou-se especialmente com a retórica, de modo que, sob a orientação da professora doutora Elaine Cristine Sartorelli e com auxílio financeiro do CNPq, produziu em 2011 o projeto de iniciação Científica "Ornatus: as Figuras de Linguagem e a Retórica", em que são apontados e comentados os efeitos retóricos, estilísticos e propriamente dramáticos das figuras de linguagem, tais como aparecem na obra teatral de Sêneca. Ainda no mesmo ano obteve bolsa de iniciação científica pela FAPESP para, sob a orientação da mesma professora, traduzir e estudar o manual sobre figuras de linguagem The Garden of Eloquence, voltando-se para a recepção da retórica clássica no Renascimento e sua interface com a literatura da Reforma. Esse projeto foi expandido em 2012 graças a uma renovação de bolsa de IC com a mesma agência de fomento para que se estude o contexto didático da obra inglesa bem como a influência de Erasmo sobre ela.

Paula da Cunha Correa, Universidade de São Paulo

Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Brasil(1995)Professor Associado da Universidade de São Paulo , Brasil

Silvia M Galvão Anderson, Universidade de São Paulo

Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2012)

Publicado

2015-05-28

Número

Sección

Artigos