A abordagem indutiva contextual da série lingua latina per se illustrata de Hans Henning Ørberg

Autores/as

  • Alessandro Jocelito Beccari Universidade Estadual Paulista
  • Cláudia Valéria Penavel Binato Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Didática do latim. Abordagem direta. Abordagem textual ad hoc. Abordagem indutiva contextual. Lingua Latina per se Illustrata.

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta para o ensino de latim com base em um conjunto de materiais didáticos em que se identifica uma associação entre diferentes abordagens: a Abordagem Textual, a Abordagem Textual Ad Hoc, a Abordagem Comunicativa (AMARANTE, 2013, p. 104) e a Abordagem Direta (FARIA, 1959, p. 220; LEFFA, 1988, p. 5).  Resulta dessa associação uma abordagem eclética, conhecida em inglês como method of contextual induction, metodo induttivo-contestuale (RICUCCI, 2013, p. 352), em italiano (abreviado como MIC), que neste artigo receberá o nome de Abordagem Indutiva Contextual (AIC).   A série Lingua Latina per se Illustrata (LLPSI) de Hans Henning Ørberg é o conjunto de materiais em que essa abordagem é aqui considerada.   LLPSI consiste de livros-textos, cadernos de exercícios, gravações em áudio e volumes ancillaries (auxiliares) que visam ao ensino do latim como uma língua viva do passado (DEZOTTI, 1992, p. 29).  De acordo com a AIC, o ensino de uma língua estrangeira deve contar principalmente com a intuição do falante; como consequências dessa regra, na série LLPSI, todos os materiais podem ser usados sem que o professor ou estudante necessite recorrer constantemente à tradução ou mesmo a um dicionário.  Este artigo procura demonstrar que LLPSI é um exemplo de materiais didáticos em que há aderência consciente a princípios da Abordagem Direta (BROWN, 2000, p. 21) e a metodologias próximas às da Abordagem Textual Ad Hoc, da Abordagem Comunicativa e da Abordagem Textual.  Após apresentar a Abordagem Direta e a Abordagem da Gramática e da Tradução (AGT) por meio de uma revisão histórica, este artigo procura explicar como conceitos inspirados na Abordagem Direta dão forma à Abordagem Indutiva Contextual de Hans Ørberg.

Biografía del autor/a

Alessandro Jocelito Beccari, Universidade Estadual Paulista

Possui Licenciatura em Português e Inglês (2005) e Bacharelado em Latim, com ênfase em Estudos Linguísticos (2007), ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre (2007) e doutor em Letras (2013), também pela UFPR. No mestrado e doutorado, optou pela linha de pesquisa de História e Filosofia da Linguística. Estudou a produção gramatical do final da Idade Média e traduziu uma gramática do latim escrita por volta de 1310. É professor de Língua Latina na UNESP, Câmpus de Assis. Atualmente suas pesquisas direcionam-se para o âmbito da historiografia da gramática na Antiguidade Tardia e Alto Medievo. Tem experiência como docente na área de Letras, particularmente em Estudos Linguísticos, Língua Portuguesa, Língua Latina, Estudos Clássicos e Língua Inglesa.

Cláudia Valéria Penavel Binato, Universidade Estadual Paulista

Doutora junto ao Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/ UNESP. Ministra as disciplinas de Língua e Literatura Latinas e de Cultura Clássica.

Citas

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Publicado

2015-12-17

Número

Sección

Artigos