O latim no Brasil na primeira metade do século XX: entre leis, discursos e disputas, uma disciplina em permanência

Authors

  • José Amarante Santos Sobrinho Universidade Federal da Bahia

Keywords:

Latim no Brasil. Discursos legislativos. Discursos acadêmicos.

Abstract

O presente artigo apresenta, por meio da análise de discursos legislativos e de discursos acadêmicos em prefácios de livros didáticos de latim produzidos no Brasil na primeira metade do século XX, um balanço dos principais momentos da história da disciplina num século de avanços e retrocessos e decisivo para a reconfiguração dos estudos latinos entre nós.

Author Biography

José Amarante Santos Sobrinho, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Língua e Cultura pela mesma Universidade (2013), tendo sido a sua tese agraciada com o Prêmio CAPES de teses 2014 - Letras e Linguística. Atuou em educação básica no ensino público, foi diretor pedagógico de ensino privado na Bahia. Atuou como professor de graduação em instituições públicas e privadas da Bahia. Em 2006, seu livro de contos "Ainda em flor" recebeu o Prêmio Braskem de Literatura, tenso sido publicado pela Fundação Casa de Jorge Amado. É professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisas em Didática do Latim e História Social do Latim no Brasil. 

References

[?]. Selecta latina. 1. ed. São Paulo: Typ. Henrique Scheliga & C., 1920.

ABREU, Jayme. A Educação Secundária no Brasil: (Ensaio de identificação de suas características principais). RBEP, v, 23, p. 26-104, abr./jun., 1955.

ABREU, Jayme. A Educação Secundária no Brasil: (Ensaio de identificação de suas características principais). Rev. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 86, n. 212, p. 39-84, jan./abr., 2005.

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática latina. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

AZEVEDO, Fernando de; AZZI, Francisco. Páginas latinas. Pequena história de literatura romana pelos textos. São Paulo: Melhoramentos, 1927.

BARATA, Fernando; SANTOS, Abílio dos. Curso de latim - ciclo ginasial - 4ª série. 1. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1955.

BRASIL. Decreto 11.530, de 18 de março de 1915. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-republicacao-97760-pe.html

BRASIL. Decreto nº 16.782-A, de 13 de janeiro de 1925. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1910-1929/d16782a.htm

BRASIL. Decreto Nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-norma-pe.html

BRASIL. Decreto Nº 3.251, de 8 de abril de 1899. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3251-8-abril-1899-524821-publicacaooriginal-1-pe.html

BRASIL. Decreto Nº 3.914, de 23 de janeiro de 1901. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-3914-23-janeiro-1901-503356-norma-pe.html

BRASIL. Decreto Nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-retificacao-69216-pe.html

BRASIL. Decreto Nº 8.660, de 5 de abril de 1911. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8660-5-abril-1911-510155-publicacaooriginal-1-pe.html

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.pdf

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

AGUIAR, José Márcio (org.). CFE - Pareceres Básicos; Reforma - ensino de 1º e 2º graus. Brasília: Mai Editora, 1975. v.1.

BRASIL. Portaria Ministerial nº 1.045, de 14 de dezembro de 1951. Diário Oficial, Seção I, Suplemento ao número 45, 22 de fevereiro de 1952. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2375333/dou-secao-1-22-02-1952-pg-65/pdfView

CINTRA, Raymundo. Latim fundamental pelos textos. 1 ed. São Paulo: Oficinas Gráficas do "Legionário", 1939.

CINTRA, Raymundo; LYRA, Jorge. Latim ginasial pelos textos - 2ª série. 2 ed. São Paulo: Casa Lyra, 1943.

CRUZ, Estêvão. Programa de latim. Antologia, subsídios históricos e gramaticais. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1936.

ELIA, Sílvio. O ensino do latim (doutrina e métodos). Rio de Janeiro: Agir, 1957.

FARIA, E. A pronúncia do latim. Novas diretrizes ao estudo do latim. Rio de Janeiro: MEC, 1933.

FARIA, Ernesto. Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1958.

FARIA, Ernesto. Introdução à didática do latim. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1959.

FARIA, Ernesto. Manual de pronúncia do latim. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Cia., 1938.

FARIA, Ernesto. O latim e a cultura contemporânea. Rio de Janeiro: F. Griguiet & Cia, 1941.

FARIA, Ernesto. O latim pelos textos. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Cia., 1935.

HENRIQUE, João. Grammatica latina para o 4º e 5º anno seriado e curso complementar. 1 ed. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1935.

HENRIQUE, João. O latim e a formação das línguas românicas. Porto Alegre: Livraria Selbach, 1937.

JONES, P. V.; K. C. SIDWELL. Reading Latin: grammar, vocabulary and exercises. 19ª. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005a.

JONES, P. V.; K. C. SIDWELL. Reading Latin: text. 18 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005b.

JONES, Peter V.; SIDWELL, Keith C. Aprendendo Latim. Gramática, vocabulário, exercícios e textos. Trad. e superv.: Isabella Tardin Cardoso, Paulo Sérgio de Vasconcellos e equipe. São Paulo: Odysseus, 2012.

LEITE, J. F. Marques. Pequeno ensaio de métrica latina. Rio de Janeiro: [?], 1940.

LIMA, A. A. Notas sobre humanismo no Brasil. A Ordem, p. 3-8, jun. 1940

LOBO, Tânia. A questão da periodização da história lingüística do Brasil. In: CASTRO, Ivo; DUARTE, Inês. Razões e emoção: miscelânea de estudos em homenagem a Maria Helena Mira Mateus. Lisboa: IN-CM, 2003. p. 395-409.

MAGNE, Augusto. Antologia latina - para a quarta série ginasial. 3ª impress. rev. São Paulo: Editôra Anchieta S. A., 1946.

MAGNE, Augusto. Antologia latina - para a segunda série ginasial. São Paulo: Editôra Anchieta Ltda, 1944.

MAINGUENEAU, Dominique. Analisando discursos constituintes. Revista do GELNE, v. 2, n. 2, 2000, p. 1-12.

MALTA, Ivan Cardoso. Didática especial do latim. Brasil: MEC/CADES, 1956.

MARINHO, Pe.; NOVAIS, Manuel Marinho. Lições metódicas de latim ao alcance de todos. Porto: Typografia Fonseca, 1932.

MORAES, Vilhena; FONSECA, Orlando. Língua latina. Trechos escolhidos. 1 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

NÓBREGA, Vandick L. da. A cultura clássica no Brasil. Romanitas: Revista de Cultura Clássica Romana: Língua, Instituições e Direito, Rio de Janeiro, v. 5, p. 457, 1952.

NÓBREGA, Vandick L. da. A presença do latim - 2 - Parte gramatical. Rio de Janeiro: INEP/MEC, 1962.

NÓBREGA, Vandick L. da. A presença do latim - 3 - Antologia. Rio de Janeiro: INEP/MEC, 1962.

NÓBREGA, Vandick L. da. A presença do latim 1. Metodologia e instituições. Rio de Janeiro: INEP/MEC, 1962.

ØRBERG, Hans H. et alii. Lingua latina per se illustrata: latine doceo (guía para el professorado). Granada (Espanha): Cultura Clásica, 2007.

ØRBERG, Hans H. Lingua latina per se illustrata – Pars I: Familia Romana. Newburyport, MA: Focus Publishing, 2003a.

ØRBERG, Hans H. Lingua latina per se illustrata – Pars II: Roma aeterna. Newburyport, MA: Focus Publishing, 2003b.

QUEDNAU, Laura Rosane. Ensino de latim: discussão e propostas. In: Cadernos do IL. Porto Alegre, n.º 42, junho de 2011. p. 320-338.

RODRIGUES, Oswaldo Lima. Fundamentos do método psicotécnico no ensino do latim. Rio de Janeiro: Tipo Batista de Souza, 1942.

RÓNAI, Paulo. Gradus Primus: curso básico de latim. 5 ed. São Paulo: Cultrix, 1954.

RÓNAI, Paulo. Gradus Secundus: curso básico de latim. 4 ed. São Paulo: Cultrix, 1954.

SANTOS, Luiz Antonio dos. Elementos de grammatica latina. 4 ed. São Paulo: [?], 1924.

SILVA, Lourenço Tôrres da. Método moderno para a tradução do latim. 3 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.

SOUZA, Rosa Fátima de. A renovação do currículo do ensino secundário no Brasil: as últimas batalhas pelo humanismo (1920-1960). Currículo sem fronteiras, v. 9, n. 1, p. 72-90, jan./jun., 2009.

TUFFANI, Eduardo (2006). Repertório Brasileiro de Língua e Literatura Latina (1830-1996). Cotia, SP: Ibis.

VALENTE, Pe. Milton Luís. Gramática latina para as quatro séries do ginásio. 82 ed. Porto Alegre: Livraria Selbach, 1952[?]

VALENTE, Pe. Milton Luís. Ludus tertius - 3ª série ginasial. 23. ed. Porto Alegre: Livraria Selbach, 1953.

VALLE, Rosalvo do. Professor Ernesto de Faria Júnior. Confluência, Número em homenagem a Ernesto Faria, nº 31, 1º set. 2006, p. 11- 48, Rio de Janeiro.

VASCONCELLOS, J. Leite de. Da importância do latim. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1947.

VASCONCELLOS, J. Leite de. Da importância do latim. Revista Lusitana, v. xiv, 1911, p. 113-124.

Published

2015-05-28

Issue

Section

Artigos