O ensino de latim centrado no uso da língua e na aquisição de competências
Keywords:
Competências de linguagem. Uso linguístico. Processo de ensino e aprendizagem de latim.Abstract
O ensino de línguas clássicas no Brasil tem suscitado, nos últimos anos, a produção, tradução e adaptação de métodos de ensino de latim e grego antigo, bem como tem se tornado o objeto de reflexão teórica e empírica dos classicistas. Nesse sentido, como parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim (GPEL- CNPq/Unicamp), propomos, neste trabalho, confrontar a perspectiva tradicional do ensino dessa língua, assentada sobre a cobertura de conteúdos gramaticais, à uma perspectiva fundamentada na aquisição de competências de linguagem (Celce-Murcia et al., 1995; Celce-Murcia & Olshtain, 2000, Gruber-Miller, 2006), com vistas ao domínio do uso efetivo da língua e, sobretudo, à proficiência na leitura de textos autênticos, trazendo, ao final, como exemplo, as consequências dessa perspectiva para a leitura de um texto literário em sala de aula.References
ALMEIDA, N. M. de. Gramática Latina. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ANCONA, R. Whom do we teach about Classics and why? In: Classical World, vol. 106, n. 1, 2012, pp. 103-104.
CAIRUS, H. O lugar dos clássicos hoje: o supercânone e seus desdobramentos no Brasil. In: THAMOS, B. & VIEIRA, B (orgs.). Permanência clássica: visões contemporâneas da Antiguidade greco-romana. São Paulo: Escrituras, 2011.
CELCE-MURCIA, M. & OLSHTAIN, E. Discourse and context in language teaching: a guide for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CELCE-MURCIA, M. et al. Communicative competence: a pedagogically motivated model with content specifications. In: Issues in Applied Linguistics, vol. 6, 1995, pp. 5-35.
COMMON European Framework of Reference for Languages. Estrasburgo: Council of Europe for Language Policy, 1999.
CONTE, G. B. Latin literature – a history. Tradução inglesa de Joseph B. Solodov. Londres: Johns Hopkins, 1999.
DELORS, J. et al. Os quatro pilares da educação. In: _________. Educação, um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Campinas: Cortez, 1997, pp. 89-101.
FARIA, E. Introdução à Didática do Latim. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1959.
FORTES, F. S. & PRATA, P. Considerações sobre métodos e metodologias de ensino de latim no Brasil. In: AMARANTE, J. & LAGE, L. (orgs.). Mosaico Clássico: variações acerca da Antiguidade greco-romana. Salvador: UFBA, 2012.
FORTES, F. S. A “língua” e os textos: gramática e tradição no ensino de latim. In: Instrumento – revista de estudos e pesquisa em educação, vol. 12, n. 1, 2010, pp. 63-70.
GASCOYNE, R. et al. Standards for Classical Language Learning. Oxford, Ohio: American Classical League, 1997.
GOYETTE, M. Quis docebit ipsos doctores? A graduate student perspective on learning to teach Classics. In: Classical World, vol. 106, n. 1, 2012, pp. 104-109.
GRUBER-MILLER, J. Communication, context and community: integrating the Standards in the Greek and Latin classroom. In: ______. When dead tongues speak. Teaching Beginning Greek and Latin. Oxford: Oxford University, 2006, pp. 9-23.
JONES, P. & SIDWELL, K.. Aprendendo latim. Tradução e supervisão técnica de Isabella Tardin Cardoso, Paulo Sérgio de Vasconcellos e equipe. São Paulo: Odysseus, 2012.
KALTNER, L. F. O IV Livro do poema De gestis Mendis Saa, do Pe. José de Anchieta, S. I.: a latinização do Brasil Quinhentista. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PPG-Letras Clássicas, UFRJ, 2009.
LANA, I. Dal Latino al Italiano. Roma: Mario Adda Editor, 1983.
LEITE, L. R. & CASTRO, M. B. O ensino de língua latina na universidade brasileira e sua formação para o graduando em Letras. In: Órganon, n. 56, vol. 29, jan.-jul. 2014, pp. 223-244.
LIMA, A. D. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: UNESP, 1995.
MINKOVA, M. & TURNBERG, T. Active Latin: speaking, writing, hearing the language. In: New England Classical Journal, vol. 39, n.2, 2012, pp. 113-128.
MORRELL, K. S. Language acquisition and teaching ancient Greek: applying recent theories and technology. In: GRUBER-MILLER, J. (org.). When dead tongues speak. Teaching Beginning Greek and Latin. Oxford: Oxford University, 2006, pp. 134-158.
PEREIRA, M. A. Quintiliano gramático: o papel do mestre de gramática na Institutio oratoria. 2. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.
ROBINSON-STUART, G. & NOCON, H. Second culture acquisition: ethnography in the foreign language classroom. In: Modern Language Journal, vol. 80, pp. 431-449.
RÓNAI, P. Gradus Primus. Curso básico de latim. 23. ed. São Paulo, Cultrix, 2003.
SAFFIRE, P. Ancient Greek in classroom conversation. In: GRUBER-MILLER, J. (org.). When dead tongues speak. Teaching Beginning Greek and Latin. Oxford: Oxford University, 2006, pp. 158-189.
SAVIGNON, S. Communicative competence: theory and classroom practice. 2. ed. Nova York: Mc-Graw Hill, 1997.
SETTIS, S. Le futur du classique. Tradução francesa de Jean-Luc Defromont. Turim: Liana Levi, 2005.
STEELE, R. Culture in the foreign language classroom. In: ERIC/CLL News Bulletin, vol. 14, n. 1, pp. 4-12.
TANNUS, C. A. K. Um olhar sobre a literatura novilatina em Portugal. In: Calíope – Presença Clássica, vol. 16, 2007, pp. 13-31.
Downloads
Published
Issue
Section
License
When submitting papers to PhaoS, authors should be aware that PhaoS shall hold all relevant copyrights over such papers if they are accepted for publication. Manuscripts will not be returned.