O Projeto Minimus: Latim e Grego no Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Gorab Leme Universidade de São Paulo
  • Paula da Cunha Correa Universidade de São Paulo
  • Silvia M Galvão Anderson Universidade de São Paulo
  • Leonardo T Oliveira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Minimus. Latim.Grego. Lingua Clássica

Resumo

O presente artigo apresenta a idealização, os objetivos e a implementação do Projeto Minimus: Latim e Grego no Ensino Fundamental, na EMEF Desembargador Amorim Lima, desde 2012, o início das aulas em 2013 e a sua continuidade. A primeira parte faz um breve histórico do projeto como um todo, depois, explica-se o modelo de ensino da escola Amorim Lima e, por fim, são analisados os materiais didáticos utilizados para o ensino de latim e grego para crianças do 4º e 6º ano. Além disso, para uma visão mais global do projeto, são acrescentados diversos depoimentos de monitores que trabalharam em diferentes etapas do projeto. 

Biografia do Autor

Fernando Gorab Leme, Universidade de São Paulo

Graduado em Letras (Português/Latim) pela Universidade de São Paulo, o aluno ministra aulas de latim para o quarto ano do ensino fundamental da escola Desembargador Amorim Lima, participando do projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental, coordenado pela professora doutora Paula da Cunha Corrêa e foca-se nos estudos de poética pós-clássica. Traduziu e anotou, sob a orientação de João Angelo de Oliva Neto, oito poemas de Prudêncio no projeto de Iniciação Científica "Os prólogos de Prudêncio: tradução, introdução e notas", com auxílio financeiro da FAPESP. Antes disso, concentrou-se especialmente com a retórica, de modo que, sob a orientação da professora doutora Elaine Cristine Sartorelli e com auxílio financeiro do CNPq, produziu em 2011 o projeto de iniciação Científica "Ornatus: as Figuras de Linguagem e a Retórica", em que são apontados e comentados os efeitos retóricos, estilísticos e propriamente dramáticos das figuras de linguagem, tais como aparecem na obra teatral de Sêneca. Ainda no mesmo ano obteve bolsa de iniciação científica pela FAPESP para, sob a orientação da mesma professora, traduzir e estudar o manual sobre figuras de linguagem The Garden of Eloquence, voltando-se para a recepção da retórica clássica no Renascimento e sua interface com a literatura da Reforma. Esse projeto foi expandido em 2012 graças a uma renovação de bolsa de IC com a mesma agência de fomento para que se estude o contexto didático da obra inglesa bem como a influência de Erasmo sobre ela.

Paula da Cunha Correa, Universidade de São Paulo

Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Brasil(1995)Professor Associado da Universidade de São Paulo , Brasil

Silvia M Galvão Anderson, Universidade de São Paulo

Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2012)

Downloads

Publicado

2015-05-28

Edição

Seção

Artigos