Literatura e ensino: uma relação profícua

Autores

  • Antonio Roberto Fernandes do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apreciar a relação fundamental existente entre literatura e ensino num contexto massificado, utilitarista e fragmentado. Por isso, refletimos as discussões atuais desse vínculo, suas relações e implicações, numa visão multi/inter/transdisciplinar. Desse modo, é possível construir/reconstruir interpretações no processo de ensino/aprendizagem, englobando os aspectos tecnológicos, hipermidiáticos, o cânone e a alteridade, a cultura tradicional e popular. Assim, verificamos a proficuidade dessa simbiose em termos simbólicos, filosóficos, pragmáticos para a vida dos educandos, o que invalida a estratégia política, econômica e educacional de reduzir a sua prática em sala de aula. Palavras-chave: Literatura, ensino, proficuidade, aprendizagem.

Biografia do Autor

Antonio Roberto Fernandes do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (2007) e Especialista em Literatura e Estudos Culturais (2009) pela UERN (Pau dos Ferros/RN). Bacharel em Administração Pública (2013) e especialista em Gestão Pública Municipal (2012) pela UFRN (Luís Gomes/RN). Atualmente, é docente permanente do quadro de profissionais do município de Poço Dantas/PB. É colaborador e voluntário de atividades realizadas na Fundação Francisca Fernandes Claudino de Luís Gomes/RN. É moderador/escritor assíduo do website www.arfn10.blogspot.com.br, disseminando opiniões e informações à sociedade.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-10