“BEOWULF, A ÉPICA ANGLO-SAXÃ E O TEMA DO CANTOR”

Autores/as

  • Leopoldo Doray de MAGALHÃES Graduação - IEL/UNICAMP

Resumen

Este trabalho pretende estudar a presença e função da figura do poeta/cantor dentro da poesia épica Medieval, Beowulf. Para isso nos valeremos das teorias de Milman Parry e Albert Bates Lords sobre a composição oral do gênero épico, assim como das de outros estudiosos que se aprofundaram no estudo dessa teoria inicial. Segundo esses estudiosos as épicas antigas e medievais teriam surgido de forma oral e os cantores que as recitavam usavam de artifícios mnemônicos tradicionais conhecidos como fórmulas e temas para transmiti-las ao público através das gerações. Algumas dessas fórmulas e temas sobreviveram na passagem da forma oral para a forma escrita, sendo seu entendimento peça chave no estudo de grande parte dos poemas épicos.

Biografía del autor/a

Leopoldo Doray de MAGALHÃES, Graduação - IEL/UNICAMP

Formado em história na USP e cursando segundo ano de estudos literários na Unicamp.

Publicado

2008-08-08