Práticas de análise textual: uma proposta didática a partir do estudo da referenciação em texto literário

Autores/as

  • Marcella Wiffler Stefanini Universidade Estadual de Campinas

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise baseada nos pressupostos teóricos construídos na Linguística Textual e, a partir desta, refletir sobre os processos de referenciação como atividade discursiva. A pesquisa, tomando por base conceitos veiculados por Koch & Elias (2012) e Koch (2002), tem como pressuposto que a “escolha das palavras” em processos de referenciação não se dá ao acaso, mas constitui uma atividade discursiva, resultado da operação que se realiza quando, para designar, representar ou sugerir algo, o indivíduo usa um termo ou cria uma situação discursiva referencial. Para demonstrar isso, apresenta-se uma análise textual-linguística de um texto do gênero literário e sugere-se que análises como a apresentada sejam também realizadas em sala de aula.

Biografía del autor/a

Marcella Wiffler Stefanini, Universidade Estadual de Campinas

Estudante de Licenciatura em Letras na Unicamp.

Publicado

2016-11-01