Ensino de Literatura: Uma problemática que atravessa tempos, linguagens e tecnologias
Resumen
O presente artigo pretende apresentar e discutir algumas das problemáticas que afligem a atual realidade do ensino de literatura no Brasil. Estruturas e modalidades de ensino claramente defasadas de um lado, uma expansão tecnológica e velocidade da informação que avançam sem precedentes no país e no mundo de outro, e uma somatória de problemáticas políticas, sociais e ideológicas são os imperativos que modelam o atual panorama do ensino brasileiro. Como aliar a tecnologia, as outras linguagens – cinema, televisão, internet, etc. –, ao ensino de literatura? É possível reverter essa situação e as possíveis soluções, talvez, podem tomar forma desde a mudança da postura e atitude do educador, até uma reestruturação do sistema de ensino e pesado enfoque em políticas que garantam que as instituições de ensino estejam – e possam sempre se manter – alinhadas à realidade e à atualidade dos principais sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: aluno e professor.Descargas
Publicado
2015-12-09
Número
Sección
Artigos