DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA IMPLANTAÇÃO DAS PROPOSTAS DOS NOVOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Michelle Aparecida Bueno de MORAES Graduação - IEL/UNICAMP

Resumen

O presente artigo discute os dados coletados na minha pesquisa de Iniciação Cientifica dando continuidade a um trabalho iniciado em 2005. Na primeira etapa (2005/2006), verificaram-se mudanças ocorridas no ensino de Língua Portuguesa, em decorrência da aprovação dos PCNs (1999), dentre as quais citamos o aumento e a qualidade das atividades de leitura e escrita e o trabalho mais adequado com os gêneros discursivos. Entretanto, as dificuldades colocadas pelos professores e as suas incoerências nas respostas aos questionários exigiam um aprofundamento da pesquisa. Na segunda etapa (2006/2007), optamos por verificar, nas salas de aula de várias escolas, em todas as séries dos ensinos fundamental e médio, até que ponto as atividades desenvolvidas estavam de fato em consonância com os PCNs, investigando os empecilhos que os docentes enfrentam na prática e procurando compreender ainda os insucessos dos alunos em leitura e escrita, comprovados nas avaliações como ENEM, SARESP, PISA.

Publicado

2007-06-28