Uma abordagem sobre os estudos e ensinos de gramáticas tradicionais e reflexivas nas escolas

Autores/as

  • Emanoelyna Gonçalves Jucá UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Emanuela Maria Ferreira dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Fernanda Nunes Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Francisca Lucineide da Costa Rabelo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Karla Michele Hurtado UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Resumen

: O presente artigo procura refletir sobre o ensino da gramática nas visões tradicionais e reflexivas na perspectiva sociointeracionista da linguagem, a partir de proposições teóricas que buscam explicar o assunto. Para tanto, serão apontadas algumas das concepções da língua e gramática de acordo com as teorias subjacentes a tais visões e sua relação com o ensino de gramatica em sala de aula, mostrando a prática nas escolas, a partir das observações das aulas de gramática feitas em diferentes escolas. Trabalhar gramática numa perspectiva sociointeracionista de língua portuguesa se torna efetivo o trabalho com a língua fazendo com que aconteça um ensino de forma eficaz e produtiva, havendo interação entre leitura, produção e análise textual adequadas, proficientes e capazes de aumentar a capacidade comunicativa dos educandos no ensino-aprendizagem contribuindo para a construção dos conhecimentos da língua.

Biografía del autor/a

Emanoelyna Gonçalves Jucá, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduanda do curso de Letras / Licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - FECLESC / UECE

Emanuela Maria Ferreira dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduanda do curso de Letras / Licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - FECLESC / UECE.

Fernanda Nunes Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduanda do curso de Letras / Licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - FECLESC / UECE

Francisca Lucineide da Costa Rabelo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduanda do curso de Letras / Licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - FECLESC / UECE.

Karla Michele Hurtado, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduanda do curso de Letras / Licenciatura plena em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará - FECLESC / UECE.

Publicado

2015-12-10