CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO LINGUAGEM-MEMÓRIA, À LUZ DA ANÁLISE LINGÜÍSTICA DOS ENUNCIADOS DE SUJEITOS COM DIAGNÓSTICO DE DEMÊNCIA DE ALZHEIMER

Autores/as

  • Hudson Marcel Bracher BEILKE Graduação - IEL/UNICAMP

Resumen

Resumo: Este trabalho deriva de uma pesquisa monográfica, realizada em 2005, para obtenção do título de bacharel em Fonoaudiologia , devendo ser compreendido como um recorte de suas partes mais relevantes. Seu objetivo principal é o de refletir sobre a relação entre linguagem e memória, a partir da análise da linguagem de sujeitos com demência de Alzheimer (doravante D.A), orientada por uma concepção enunciativo-discursa. A análise busca compreender ainda como as interações dialógicas entre os sujeitos e seus interlocutores (pesquisadores, familiares e cuidadores) podem contribuir para o resgate/(re)construção da memória dos sujeitos.

Biografía del autor/a

Hudson Marcel Bracher BEILKE, Graduação - IEL/UNICAMP

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2005, onde iniciou seus estudos sobre a relação entre linguagem e memória em sujeitos com doença de Alzheimer, fez aprimoramento em saúde mental, e logo iniciou seu mestrado em neurolinguistica, visando formular novos protocolos para avaliação de linguagem nas demencias, incluindo aspectos pragmaticos e discursivos, não constantes nas avaliações tradicionais, além de continuar o trabalho iniciado na graduação.

Publicado

2007-06-28