Como se constrói uma narrativa? - Uma proposta de sequência didática

Authors

  • Maria Luisa Machado Odriozola Universidade Estadual de Campinas
  • Thaís Freitas Rodrigues

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) elaborada nas disciplinas HL-071 e LA-071 do curso de Letras; trata-se de um relato de trabalho acadêmico. A sequência didática elaborada tem como objetivo principal o ensino dos elementos da narrativa. Para tal finalidade, optou-se pelo trabalho com o gênero textual contos e foram propostas aos alunos atividades de oralidade, leitura, interpretação, escrita e reescrita e exercícios de análise linguística. O trabalho foi realizado a partir de análises decorrentes do estágio de observação realizado nas aulas de português de uma turma de 7o ano, de uma escola localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP. Como trabalho final, o grupo produziu um material didático baseado nas particularidades de uma turma real e em discussões teóricas relacionadas ao ensino de língua portuguesa e aos multiletramentos.

Author Biography

Maria Luisa Machado Odriozola, Universidade Estadual de Campinas

Estudante de Letras

Published

2016-11-10