O ensino de célula animal para alunos surdos a libras em recursos e atividades didático-pedagógicas adaptadas
Resumo
Refletindo sobre as dificuldades que uma grande parte dos professores de matérias específicas, a partir do Ensino Fundamental II, possuem para ensinar a alunos com surdez, por falta de capacitação e conhecimento da língua de sinais e, também, da carência de recursos e estratégias didático-pedagógicas adequadas; e no desejo de contribuir para reduzir essa complexidade na educação de surdos, surgiu a ideia de realizar este trabalho. O presente trabalho elaborou recursos materiais com a Libras para serem aplicados em atividades didáticas, junto com a prática em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no ensino de Biologia para alunos surdos no Ensino Médio, visto as dificuldades dos docentes dessa área da Ciência em ministrar o conteúdo de forma satisfatória devido à grande carência desses recursos. Este trabalho espera contribuir para o conhecimento e prática pedagógica dos professores com a elaboração e construção de recursos tecnológicos e atividades com materiais de baixo custo, que também auxiliará no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, possibilitando-lhes um aprendizado adequado e satisfatório sobre o tema da ‘Célula Animal’ e suas particularidades.Downloads
Publicado
2023-11-29
Edição
Seção
Artigos