As diferentes ocorrências de /t/ entre o inglês britânico e o inglês norte-americano:

um estudo piloto

Autores

  • Maria Paula Cardeliquio Orfanelli Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana de Carvalho Moreira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Segundo Gomez (2009), o inglês padrão americano possui seis formas diferentes de pronúncia do /t/. A maior parte dessas pronúncias também é encontrada no inglês britânico. Este trabalho se prestou a fazer uma análise piloto das diferentes ocorrências do fonema /t/ nos dialetos do inglês britânico e norte-americano, utilizando como corpora vídeos de declamação do poema “The Raven” de Edgar Allan Poe por dois falantes nativos de inglês britânico e dois falantes nativos de inglês norte-americano. Concluiu-se que o uso da oclusiva apresenta diferença significativa em relação aos dialetos com interação em relação aos contexto intervocálico e vogal + nasal; já a ocorrência da sua pronúncia como rótico apresenta uma diferença significativa entre os dialetos. Os resultados mostraram que não houve diferença estatística relevante entre as proporções de uso da pronúncia glotalizada nos dois dialetos.

Biografia do Autor

Maria Paula Cardeliquio Orfanelli, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2022. Desenvolvi Iniciação Científica com bolsa FAPESP na área de aquisição da linguagem e modelagem computacional. Além disso, fui monitora na disciplina de Fonética Instrumental, durante o segundo semestre de 2021.

Mariana de Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística. Tem interesse em pesquisas na área de Aquisição da Linguagem, focado na produção morfossintática.

Downloads

Publicado

2022-09-16