APOSTILADOS, FASCÍCULOS OU LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA? - UM BREVE PANORAMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO.
Palavras-chave:
apostilados, fascículos, livro didático, ensino médioResumo
O presente trabalho de iniciação científica Pibic/UNICAMP, como sugere o próprio título, busca estudar a partir do âmbito da lingüística aplicada, a atual configuração do ensino de língua portuguesa no ensino médio brasileiro no que se refere aos materiais didáticos utilizados. Tendo em vista que essa fase da educação básica pública só a partir de 2004 passou a contar com a distribuição gratuita de livros didáticos pelo governo e que, em contrapartida, redes de ensino privadas possuem um histórico de produção de apostilados e fascículos, destinados ao ensino médio, muito anterior a essa data (os quais muitas vezes "migraram" e "migram" para as escolas públicas), é que se busca aqui tentar compreender a configuração de duas coleções de apostilados/fascículos, nomeadamente Anglo e Pueri Domus; ao mesmo tempo em que se almeja entender o porquê do surgimento e crescente utilização desses materiais e o seu futuro encaminhamento.Downloads
Publicado
2007-06-28
Edição
Seção
Artigos