CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Angelo Leonardo MONDIN Graduação - IEL/UNICAMP

Resumo

Por um lado, escolas públicas que deveriam cumprir o papel de levar seus alunos à condição de cidadãos letrados; por outro, na grande maioria das vezes, alunos desinteressados, professores com posturas tradicionais, metodologia e teorias obsoletas, burocracia institucional. Diante desse quadro, perguntamos: É possível uma mudança? Essa tem sido a questão norteadora da minha reflexão ao longo de minha formação em Letras, no IEL/UNICAMP. Um grande número de pesquisadores e educadores têm se perguntado como, apesar da aprovação de documentos como os PCNs e ações públicas para capacitar melhor os professores da rede, o sistema tem falhado gravemente. Basta olharmos os índices divulgados pelos institutos de pesquisa educacional, como o INEP e os dados dos instrumentos de avaliação como o ENEM, SARESB, etc para constatarmos a triste realidade educacional em que estamos imersos.

Biografia do Autor

Angelo Leonardo MONDIN, Graduação - IEL/UNICAMP

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Publicado

2007-06-28