Uma abordagem sobre os estudos e ensinos de gramáticas tradicionais e reflexivas nas escolas
Resumo
: O presente artigo procura refletir sobre o ensino da gramática nas visões tradicionais e reflexivas na perspectiva sociointeracionista da linguagem, a partir de proposições teóricas que buscam explicar o assunto. Para tanto, serão apontadas algumas das concepções da língua e gramática de acordo com as teorias subjacentes a tais visões e sua relação com o ensino de gramatica em sala de aula, mostrando a prática nas escolas, a partir das observações das aulas de gramática feitas em diferentes escolas. Trabalhar gramática numa perspectiva sociointeracionista de língua portuguesa se torna efetivo o trabalho com a língua fazendo com que aconteça um ensino de forma eficaz e produtiva, havendo interação entre leitura, produção e análise textual adequadas, proficientes e capazes de aumentar a capacidade comunicativa dos educandos no ensino-aprendizagem contribuindo para a construção dos conhecimentos da língua.Downloads
Publicado
2015-12-10
Edição
Seção
Artigos