CIRCUITO DE PAPEL: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO
Palavras-chave:
PIBID, Banca da Ciência, Atividades de baixo custo, Ensino por InvestigaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências obtidas por intermédio de uma proposta pedagógica realizada pelas licenciandas em Ciências através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em consonância com a Banca da Ciência, baseada no ensino por investigação abordando o tema sobre circuito elétrico. O relato é de cunho qualitativo, utilizou como fonte de dados nossas impressões das aplicações de experimentos de baixo custo e interações discursivas entre monitores e aprendizes. As aplicações ocorreram em quatro turmas, sendo duas dos oitavos anos e duas dos nonos anos, das escolas públicas do ABCD Paulista (SP) e numa Organização não Governamental (ONG) localizada em Itaquera (SP) com crianças entre 4 a 14 anos. Para Carvalho (2016) o planejamento de uma sequência de ensino que busca levar a construção de um conceito deve-se iniciar por atividades manipulativas, evidenciando a necessidade do instrumento pedagógico como facilitador, para que assim o aluno consiga tomar consciência de como o problema foi resolvido, através de suas próprias ações (CARVALHO et al. 2016). A elaboração da proposta teve como base discussões e leituras sobre ensino de ciências por investigação (CARVALHO et al. 2016) objetivando colocar o jovem como protagonista de seu conhecimento. A aplicação em diferentes locais e realidades buscou romper as fronteiras da difusão cientifica, fortificando os pilares da cidadania e conscientização atingindo as distintas camadas sociais por intermédio do empoderamento do conhecimento.Downloads
Publicado
2020-06-25
Edição
Seção
Relatos de Experiências