DESENVOLVIMENTO DE DOIS JOGOS DIDÁTICOS COM PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL

Autores

  • Vitoria Karoline Arantes de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luana Marques Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Evelyn dos Santos Catarina Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Costa Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lays Aparecida Duarte Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Aline Silva Dejosi Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Ferrari Espindola Cabral Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Ana Lúcia Nunes de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

As mulheres negras enfrentam inúmeros desafios, resultados de opressões que interseccionam gênero e raça. O racismo estrutural em uma sociedade patriarcal desfavorece as mulheres negras, tornando-as a base da pirâmide social. Também é possível visualizar o problema quando se analisa a baixa representação da mulher negra nas ciências. Além disso, percebe-se que os ambientes educacionais e com foco nas ciências têm apresentado um padrão de invisibilidade quando se trata da mulher negra e sua presença nos campos científicos. Como projeto de educação antirracista, propõe-se uma intervenção pedagógica para dar visibilidade às cientistas negras do Rio de Janeiro e suas respectivas linhas de pesquisa científica. Este trabalho discute a representatividade feminina e negra na ciência, através de dois jogos didáticos, que objetivam estimular uma nova geração de cientistas, em particular, meninas negras. Um destes materiais é o Jogo da Vida das Cientistas, que almeja motivar jovens ao ambiente científico por meio do trajeto de outras pesquisadoras. Já o outro é um jogo da memória com cientistas e suas respectivas linhas de pesquisa científica resumidas. Todas as cientistas foram selecionadas a partir do mapeamento e levantamento de dados realizado pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde/UFRJ. Este possui uma abordagem descritiva sobre o processo de elaboração de jogos com potencial didático para gerar, em jovens da Educação Básica, um sentimento de pertencimento e vontade de ocupar estes espaços.

Biografia do Autor

Vitoria Karoline Arantes de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Farmácia da UFRJ.

Luana Marques Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Química da UFRJ.

Evelyn dos Santos Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática pela UFRGS.

Beatriz Costa Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Física da UFRJ.

Lays Aparecida Duarte Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Estudante secundarista do ensino médio técnico em Automação Industrial pelo CEFET-RJ.

Aline Silva Dejosi Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES da UFRJ.

Luciana Ferrari Espindola Cabral, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES da UFRJ e professora do ensino básico, técnico e tecnólogo do CEFET/RJ.

Ana Lúcia Nunes de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora e pesquisadora no Laboratório de Vídeo Educativo, do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos