ANÁLISE DO MODO DE ENDEREÇAMENTO DE UM VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE PREVENÇÃO À COVID-19

Autores

  • Luciana Ferrari Espíndola Cabral Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Luiz Alberto de Souza Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Américo de Araújo Pastor Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os modos de endereçamento de um vídeo de divulgação científica sobre a prevenção à COVID-19. Nele, realizamos uma aproximação entre o conceito de endereçamento e os princípios comunicativos da divulgação científica (DC), uma vez que esta tem por função tornar os conhecimentos produzidos pela academia mais acessíveis para a população em geral. Assim, mobilizamos a noção de endereçamento proposta Elizabeth Ellsworth, que coloca que os filmes, assim como os livros e as cartas, são endereçados a uma audiência previamente pensada.  A metodologia do estudo é sustentada pelos referenciais teóricos do endereçamento e da análise fílmica francesa. Analisamos o vídeo intitulado “O que é coronavírus? - Prevenção e dicas para crianças - COVID-19” publicado pelo canal Smile and Learn - Português no Youtube. Como resultado, pode-se notar que se trata de um vídeo educativo voltado ao público infantil. A intenção da obra é que, com ela, as crianças possam aprender sobre o coronavírus e sobre medidas de proteção. Neste vídeo de animação, uma criança fala e interage com os espectadores assumindo que estes também são crianças. Porém, ainda que se reconheça que o vídeo é endereçado ao público infantil, isso não significa que somente crianças poderão ter prazer visual em sua leitura. Mas para a construção exitosa de obras de divulgação científica com essa característica é interessante que os produtores tenham noção do fundamento dos modos de endereçamento.

Biografia do Autor

Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Professora EBTT do CEFET/RJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luiz Alberto de Souza Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Mestrando em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Américo de Araújo Pastor Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da UFRJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ).

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da UFRJ, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutor em Comunicação (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos