DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS POR MEIO DO PIBID CIÊNCIAS

Autores

  • Veridiana Moura Bitencourt Universidade Federal de São Paulo
  • Daniela Vicente Mendes Universidade Federal de São Paulo
  • Felipe Almeida Lucio Universidade Federal de São Paulo
  • Rafael Simão da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Vitor Amorim Universidade Federal de São Paulo
  • Rui Manoel de Bastos Vieira Universidade Federal de São Paulo

Resumo

A divulgação científica permite apresentar o conhecimento científico para diferentes públicos, em diversos meios de comunicação e informação. Durante o distanciamento social, a difusão das ciências tornou-se um elemento primordial para a alfabetização científica de crianças e jovens da Educação Básica. O objetivo desta pesquisa foi verificar como um conteúdo desenvolvido no formato de divulgação científica pode contribuir para a formação dos estudantes, principalmente em contextos remotos. Almejando-se este propósito, foram analisadas as etapas para a formação de um vídeo intitulado “classificação dos seres vivos”, produzidos pelos Licenciandos em Ciências participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema, e a aplicação para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Caetano do Sul-SP. Verificou-se que o vídeo, proposto para as crianças e os seus familiares, conseguiu ser adotado no ambiente escolar, permitindo desenvolver a alfabetização científica. A parceria entre a universidade pública e a instituição da Educação Básica contribuiu para difundir as ciências e apresentá-las como pertencentes à realidade.   Palavras-chave: Divulgação Científica na Educação. Ciências. Vídeo.

Biografia do Autor

Veridiana Moura Bitencourt, Universidade Federal de São Paulo

Licencianda em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp. E-mail: veridiana.bitencourt@unifesp.br.

Daniela Vicente Mendes, Universidade Federal de São Paulo

Licencianda em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp.. E-mail: daniela.vicente@unifesp.br.

Felipe Almeida Lucio, Universidade Federal de São Paulo

Licenciando em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp. E-mail: lucio.felipe@unifesp.br.

Rafael Simão da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor de Ciências Físicas e Biológicas da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e de Ciências e Física no Governo do Estado de São Paulo. É supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID Ciências, pela Unifesp. E-mail: rafael.simao@unifesp.br.

Vitor Amorim, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor de Ciências e Física na Educação Básica. E-mail: vitor.amorim@unifesp.br.

Rui Manoel de Bastos Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E-mail: rui.vieira@unifesp.br.

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Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos