MÍDIA, TECNOLOGIA E (INTER)TRANSDISCIPLINARIDADE: OS PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO RELACIONAL PARA A POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autores

  • David Gustavo Pompei Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FAAC/Bauru-SP https://orcid.org/0000-0003-4625-2628
  • Célia Maria Retz Godoy dos Santos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FAAC/Bauru-SP

Resumo

O estudo traz a discussão sobre a comunicação relacional, apresentando a experiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social do município de Pederneiras, especificamente no que se refere a utilização do software de atendimento e gestão do SUAS de uso da política pública de assistência social e o fator da transdisciplinaridade. A metodologia utilizada se deu a partir de levantamento quantitativo descritivo junto aos usuários desta rede e de pesquisa bibliográfica, destacando a trajetória não linear da comunicação relacional que transcende aos processos comunicativo formais e informais contribuindo para a geração, dispersão e distribuição de informações, projetadas de inúmeras formas e que se transformam em elementos fundamentais no cotidiano desta Instituição e no seu desenvolvimento. Os resultados preliminares indicam que uma análise mais aprofundada sobre a forma com que os profissionais compartilham informações em rede pode contribuir para ampliar a competência em informação destes, além de fomentar a criação, a inovação e a potencialização de diálogos e de fluxos multidirecionais para dar suporte às operações do SUAS, ampliando o alcance dos direitos sociais dos cidadãos atendidos.

Biografia do Autor

David Gustavo Pompei, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FAAC/Bauru-SP

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia - FAAC/UNESP/Bauru. 

Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FAAC/Bauru-SP

Doutora em Sociologia, Mestre em Comunicação e docente do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia - FAAC/UNESP/Bauru.

Downloads

Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Artigos