CURTA CIÊNCIA: PONTES DE SABERES EM WEBSÉRIES
Keywords:
Divulgação Científica. Webséries. Curta-metragem. Audiovisual. Comunicação DigitalAbstract
Popularizar o conhecimento científico aproxima a sociedade dos resultados das pesquisas, construindo a presença da ciência no cotidiano das pessoas. O artigo discute a produção da websérie Curta Ciência UFPR frente aos modelos de comunicação pública da ciência e da prática de divulgação científica no cenário digital, apresentando os critérios de produção, as premissas norteadoras e os resultados alcançados. O período de observação participante foi de agosto a dezembro de 2019, integrando equipe formada por alunos de pós-graduação, professores e profissionais do audiovisual da UFPR TV. Os vídeos dessa websérie divulgam teses e dissertações indicados pelos Programas de Pós-Graduação ao Prêmio Curta Ciência UFPR. São divulgados no canal do YouTube UFPR TV, compondo uma das muitas playlists ofertadas. Até o momento dessa escrita, possui 15 episódios, sendo que durante a pandemia houve uma reformulação dos processos de trabalho. O episódio inaugural é o mais acessado, com mais de quatro mil visualizações, e aborda sobre o mel de abelhas sem ferrão. Seguido do episódio dois sobre os efeitos do pimentão no câncer de mama, com mais de 500 visualizações, os demais têm em média 280 visualizações, o que indica a necessidade de melhorar os mecanismos algorítmicos de SEO e Web semânticos para ampliar a circulação dos conteúdos. A websérie Curta Ciência é um dos produtos comunicacionais da UFPR, somado a outros, como os da Agência Escola UFPR, produção de lives e podcasts. Todas essas ações visam aproximar a ciência do cotidiano das pessoas estimulando conversações sociais presenciais e online.Downloads
Published
2021-10-29
Issue
Section
Artigos