O USO DE UM GAME CONTRA FAKE NEWS: UMA PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Wagner Silva de Oliveira Universidade Estadual de Campinas / IEL

Keywords:

Fake news, Letramento digital, Ensino médio, Game

Abstract

Este trabalho foi apresentado na 7ª edição do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC), organizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 07 de outubro de 2020, e apresenta a pesquisa de iniciação científica “O uso de um game contra fake news: uma pesquisa-ação no ensino médio”. Realizada pelo graduando de Letras da Unicamp, Wagner Oliveira, e orientada pela prof. Dra. Inês Signorini, essa pesquisa é integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2020 da Unicamp e conta com o apoio da bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Situada dentro do campo de estudos da Linguística Aplicada, a pesquisa visa responder à seguinte pergunta: um game criado para combater fake news seria uma estratégia de letramento digital pertinente com alunos do ensino médio? Para isso, baseando-se nos referenciais teóricos que situam e contextualizam o conceito de fake news e de game, utiliza o jogo online Bad News para aplicação de uma pesquisa-ação com um grupo de dez alunos integrantes do cursinho pré-vestibular popular TRIU, situado na cidade de Campinas – SP, a fim de verificar se passar pela experiência de jogar o game os deixaria menos suscetíveis a acreditar em notícias falsas. Com seu cronograma de execução previsto para conclusão até julho de 2021, a pesquisa se encontra, no momento da submissão deste trabalho, no estágio de análise dos resultados preliminares, tendo contado, inclusive, com as contribuições obtidas na comunicação oral realizada no EDICC para fechamento do questionário de pesquisa. Dessa forma, este trabalho é finalizado com os próximos passos previstos para conclusão da pesquisa.

Author Biography

Wagner Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas / IEL

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Enpresas e atualmente graduando de Letras, do IEL, na Unicamp.

Published

2021-10-29

Issue

Section

Artigos