PASSARINHO, QUE SOM É ESSE? DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E MÚSICA EM UM PRODUTO CULTURAL
Keywords:
Música, Televisão, Cultura, Ciência.Abstract
Muitos estudos relacionando cultura e ciência tem surgido nas últimas décadas. A proposta de utilizar a cultura de mídias como recurso didático está presente neste trabalho, através da análise do discurso, no quadro “Passarinho, que som é esse?” da série “Castelo Rá-Tim-Bum” da TV Cultura. A série faz parte da experiência pessoal do telespectador, que o pedagogo George Snyders, chama de “cultura primeira”, papel fundamental para a satisfação cultural – cultura elaborada. Utilizamos os conceitos de dialogismo de Bakhtin em três momentos: a caracterização da série, composição dos quadros como instrumentos musicais executados e a ciência envolvida na execução dos instrumentos musicais. Após a análise, verificamos que o desenvolvimento da série se baseou nas teorias construtivistas de educação onde Hélio Ziskind, responsável pela parte musical da série, fala sobre a identificação de diferentes timbres e de forma visível; foram usados vinte e oito instrumentos musicais; os instrumentos são executados de várias formas, com diferentes sons emitidos, possibilitando o debate sobre a ciência envolvida como energia, vibração e timbre em cada instrumento. Após as análises, chegamos à conclusão de que é possível explorar o quadro como estímulo à curiosidade do público, contemplando o ensino de ciências através da cultura de mídias e da música.Downloads
Published
2021-10-29
Issue
Section
Artigos