FICÇÃO CIENTÍFICA E SUPER-HEROÍNAS: ESTRATÉGIAS PARA DEBATER SOBRE A MULHER NA CIÊNCIA

Authors

  • Thaís Saboya Teixeira Universidade de São Paulo
  • Rayana Saboya Modanez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Ana Paula dos Santos Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Keywords:

Divulgação Científica, Ficção Científica, Super-heroínas.

Abstract

Muitos são os temas que merecem – e precisam – ganhar espaço para debate na sociedade. Alguns deles, que consideramos muito importantes, são a ciência, o gênero e a ligação entre os dois. No entanto ainda que se saiba que tal assunto merece visibilidade, muitas vezes o desafio concentra-se em como fazê-lo. Neste trabalho utilizamos da ficção científica (FC) – literária e cinematográfica – como ferramenta para trabalhar esses assuntos com jovens adolescentes e pré-adolescentes, através de atividades de divulgação científica (DC). Esta, de acordo com Albagli (1996), seria a tradução da linguagem científica para outra mais acessível, permitindo que a mensagem atinja um número maior de pessoas. Aqui realizaremos breve comparação entre duas atividades realizadas pelo grupo Banca da Ciência, que desenvolve atividade de DC na cidade de São Paulo, Guarulhos, Boituva etc. A primeira realizada pelo grupo de São Paulo com as alunas(os) da unidade de Boituva e a segunda feita por este em duas escolas que atendem regularmente. Também será feita a análise sucinta das mesmas, buscando entender o papel da FC na aproximação dos jovens às temáticas científicas e debate de gênero.

Author Biographies

Thaís Saboya Teixeira, Universidade de São Paulo

Bacharela em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo. Mestradna em Estudos Culturais pela mesma.

Rayana Saboya Modanez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Estudante do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Ana Paula dos Santos Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Estudante do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Published

2020-06-25

Issue

Section

Relatos de Experiências