ESTRATÉGIAS DE ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Keywords:
Textos de divulgação científica, Análise de conteúdo, QuímicaAbstract
É evidente como o avanço dos estudos científicos e o crescente desenvolvimento tecnológico deles resultantes têm mudado significativamente a vida dos seres humanos. Embora os impactos de tais descobertas sejam de suma importância para a sociedade, a conscientização sobre toda essa produção intelectual ainda é mínima. Grande parte dessa falha comunicativa entre os pesquisadores e o público em geral está na divulgação realizada. Faz-se então necessária a busca por estratégias que visem o aperfeiçoamento da divulgação científica (DC) no cenário global, para que se possa divulgar ciência com conteúdo fundamentado e linguagem ao alcance de um público não especializado. Nesse sentido, um curso de DC foi oferecido a estudantes de graduação em química, membros do grupo American Chemical Society USP Student Chapter, que abordou estratégias de escrita de textos de divulgação científica (TDC). A Análise de Conteúdo foi utilizada para o estudo das percepções dos estudantes sobre a temática de DC ao longo do curso, que se desenvolveu por meio da identificação de conceitos-chave frequentes nas respostas dos mesmos quando questionados sobre o assunto. Assim, foi possível identificar que o entendimento dos participantes sobre DC correlacionou-se diretamente com as ideias contidas nas seguintes categorias e subcategorias: acessibilidade (linguagem e público-alvo), definição (o que é e objetivos) e os veículos. Sobre isso, foi notório como o uso de termos relacionados ao público-alvo e acessibilidade aumentou após o curso, além da ampliação da variedade de verbos empregados para descrever os objetivos da DC.Downloads
Published
2020-06-25
Issue
Section
Relatos de Experiências